Skip to content

4 Maneiras de Ganhar Dinheiro com Escrita em 2021

ganhar dinheiro com escrita

Em tempos de crise, nada melhor que utilizar habilidades que possuímos para ganhar dinheiro. Com essas habilidades, é possível ter uma renda extra ou até mesmo parcial. Neste caso, vamos falar sobre ganhar dinheiro com escrita. A boa notícia é que você pode desenvolver essa habilidade com cursos e muito estudo. Foi isso que aconteceu comigo, que aprimorei meus conhecimentos e há mais de 10 anos utilizo a escrita para ganhar dinheiro.

Nesta postagem, vamos mostrar como você pode iniciar esse caminho. A intenção é que, depois desta leitura, você abra a mente decida encontrar os meios necessários para começar. Vamos lá ver como ganhar dinheiro com escrita em 2021 e ter uma renda extra ou integral? Continue lendo!

A verdade sobre como ganhar dinheiro com escrita

Escrever para ganhar a vida oferece inúmeras vantagens ― você escolhe quando e onde trabalha e com quem. Incrível, não é mesmo? Não é de admirar que esta promessa de liberdade criativa e pessoal atraia tantas pessoas. Vou falar um pouco sobre minha experiência, quem sabe inspire você que está começando.

Sempre adorei escrever, mas foi quando conheci um site chamado “Artigo Mundo” que passei a usar essa paixão como meio de trabalho. Depois, me cadastrei como redatora da Rock Content, onde trabalhei por anos. Como redatora deles fiz cursos e escrevi artigos de vários temas. Aprendi muito sobre como ser redatora da web com esta empresa, a qual sou muito grata.

Com o tempo, passei a ter clientes diretos e a criar meus blogs também. Com toda essa experiência e o aprendizado de anos como redatora de conteúdo, decidi ganhar dinheiro com escrita. É sobre isso que vou conversar com você neste artigo. Mas, infelizmente, a maioria das pessoas está enganada sobre o que é “ganhar dinheiro na internet”, inclusive, com escrita.

Ganhar dinheiro na internet não é fácil

Infelizmente, existe a ideia de que ganhar dinheiro na internet é fácil. Mas, a verdade é outra. Exige estudo e muito trabalho. A maioria das pessoas não quer pensar nos aspectos práticos de se tornar um escritor freelancer em período integral e nem parcial. Muitos chegam, ainda, com essa ideia de dinheiro fácil e rápido. Esqueça isso agora se quiser se dá bem com o trabalho online!

Eles não querem pensar em todas as tarefas pequenas e sem glamour que tornam possível a vida como redator freelancer e escritor na internet. A verdade é que sem uma estratégia concreta, não tem como tudo isso dar certo. Ser redator ou escritor na internet, enfim, ganhar dinheiro com escrita, requer foco, planejamento, pés no chão.

A experiência mostra que planos vagos falham. Aterrar seus sonhos na realidade é o que os faz acontecer. Mesmo que isso signifique pensar nas coisas que você prefere não considerar. Não basta dizer que você quer ganhar a vida como escritor; você precisa saber como fazer isso. Você precisa de um plano concreto para preencher a lacuna de onde está agora para onde deseja chegar. E quanto mais realista for o seu plano, melhor.

Mas, agora vamos ao que importa: como ganhar dinheiro com escrita! Veja as sugestões que eu trago para você e que utilizo também!

Escreva artigos para blogs, revistas e periódicos

Apesar dos boatos sobre “fadiga de conteúdo” global, as principais publicações ― on-line e off-line ― devem continuar fazendo conteúdo ou vão morrer. Isso significa que blogs, revistas e periódicos populares continuam com “fome por conteúdo de qualidade” – e muitos também estão dispostos a pagar por isso. 

Você precisará se apressar para encontrar as melhores oportunidades, entendendo que o sucesso não acontecerá da noite para o dia, mas trabalhar como freelancer para essas publicações ainda é uma maneira inteligente de ganhar dinheiro online como escritor. Dentre as opções que vamos indicar, vamos começar com os blogs.

Embora a redação de artigos para blogs populares (também conhecido como guest guest) ainda não seja remunerada, com a maioria dos novos autores trocando seu conteúdo por exposição (por meio de uma biografia de autor), ainda existem inúmeras exceções. As postagens de convidados também podem levar a outros trabalhos pagos.

E o mundo da impressão? 

Essa ainda é uma maneira viável de ganhar a vida como escritor nos dias de hoje, onde tudo é online? As publicações tradicionais tiveram dificuldades, mas muitas revistas de consumo ainda estão fortes e muitas dessas publicações ainda pagam bem pelos artigos de destaque. 

Obviamente, você não pode esperar conseguir uma oportunidade lucrativa imediatamente ― precisará subir a escada por meio de publicações locais menores, construindo sua credibilidade à medida que avança. Da mesma forma, os periódicos comerciais anseiam por artigos de qualidade em sua área de tópicos restritos e muitos estão adotando o estilo de escrita mais conversador e envolvente que a escrita para a web exige. 

Além disso, blogueiros talentosos, com conhecimento especializado comprovado, muitas vezes podem pular a escalada e entrar no tom certo. Em geral, o segredo para fazer esse modelo funcionar é ser tenaz em perseguir oportunidades ― seja um gosthwritter ou redator freelancer ― e ser eficiente com a sua escrita quando você as pousar.

As pessoas que seguem esse modelo com sucesso são como máquinas de escrever ― produzem conteúdo de qualidade rapidamente e não se deixam atolar em nenhum projeto. Pode ser que você pense que isso não é para você. Eu compreendo, afinal, em um mundo onde tudo é online, a maioria está buscando notoriedade e oportunidades online. Mas, é um meio e não poderia deixar de citá-lo aqui, afinal, ainda tem gente que ganha dinheiro assim.

Torne-se um autor de livros no Kindle

Essa é uma dica que eu gosto bastante e que tenho utilizado como estratégia de renda passiva. É a publicação de livros/e-books no Kindle, da Amazon. Já pensou em se tornar um autor? Tem habilidades e curte escrever história (de ficção e não-ficção)? Essa pode ser uma boa oportunidade para ganhar dinheiro com escrita em 2021, além de um meio de obter renda passiva. Neste artigo “Renda passiva: 5 maneiras de ganhar dinheiro enquanto você dorme” eu mostro meios de ganhar dinheiro enquanto dorme.

Você pode achar que esse é um caminho difícil ou até mesmo ultrapassado. Embora há dez anos escrever um livro best-seller era um sonho distante para a maioria dos escritores, hoje em dia as coisas não são assim. Com a democratização da escrita – trazida pela Amazon através do Kindle Direct Publishing, torna as coisas mais possíveis.

Há alguns anos, falar em autopublicação em um mundo onde o glamour das editoras era o grande sonho a ser perseguido. Hoje em dia, é normal ler notícias de vários autores consagrados optando pela autopublicação em vez de publicar com uma editora. Percebe como os tempos mudaram?

E você, como profissional da escrita, ou seja, como alguém que quer ganhar dinheiro com isso, não pode deixar de acompanhar a tendência e investir na autopublicação. Sendo assim, se você quer ganhar dinheiro com escrita em 2021, considera utilizar esse meio, seja como escritor de ficção ou não-ficção.

Hoje, graças à Amazon e ao Kindle, o mercado de livros autopublicados é gigantesco e ganhar dinheiro com a escrita de livros é muito mais viável. Obviamente, mais viável não significa fácil. Se você acha que se trata de dinheiro fácil e rápido, mais uma vez, não se iluda.

Como ter sucesso com autopublicação no Kindle

Para ter sucesso, você precisa ter uma mente comercial e ter como alvo um mercado estabelecido com demanda comprovada dos leitores. Isso não significa que você não deve seguir sua paixão, mas esteja preparado para validá-la primeiro. Você precisará ser persistente e prolífico também ― é provável que publique vários livros antes de realmente lucrar e precisará de vendas de vários títulos para abordar qualquer coisa semelhante a uma renda em tempo integral.

Uma dica que eu dou a todos que estão ingressando neste mercado é o curso do Eudes Saulo. Para mim, ele é um dos grandes mentores neste ramo. Comecei comprando seus e-books na Amazon e passei a confiar muito nas suas dicas. O curso “Lance um livro” é o caminho ideal para sair do “zero” e ter, em algum tempo, seus livros publicados.

O que é melhor: ficção ou não-ficção?

Talvez essa seja a pergunta que está se formando agora mesmo na sua cabeça. Comigo aconteceu assim e, como geralmente as obras de não-ficção são as que mais se encaixam à rotina e estilo dos blogueiros comuns, esse foi o caminho que eu trilhei. Afinal, para quem já tem um blog e escreve em um nicho popular, produzir livros com essa temática pode trazer um bom lucro.

A escrita de ficção é indiscutivelmente mais difícil (e requer um conjunto de habilidades bastante diferente), mas não há como negar que o seu potencial de ganho, se você o obtém grande, é muito maior. E não é por acaso que os mais famosos sucessos de autopublicação são todos títulos de ficção. Sendo assim, se você tem esse talento, mesmo que esteja escondido no fundo da gaveta, vale a pena trazer à tona. Ficção tem vendido “muito” na Amazon!

No entanto, a questão é que em ambos os casos você precisa ser liderado pelo mercado para a seleção de tópicos (ou gêneros). E você precisa estar preparado para escrever vários livros antes de ver qualquer resultado real. Uma grande vantagem dessa rota é que você continua a ganhar dinheiro com seu catálogo antigo.

O que eu quero dizer é que todo o trabalho e tempo dispensado hoje na produção de um livro tende a trazer retorno financeiro por muito tempo. Por isso, chamamos a publicação de livros (como autopublicação ou não) de renda passiva. É como digo: quando pegamos o jeito com o negócio, é só esperar a grana chegar continuamente.

Se eu pudesse dar uma dica agora mesmo para fazer com que o empreendedorismo de autor funcione para você é: crie uma lista de email. Seus fãs existentes sempre serão o público perfeito para o seu próximo livro.

Seja copywriting para ganhar dinheiro com escrita

O copywriting, em poucas palavras, está sendo desenvolvido para fazer com que os leitores tomem uma ação específica. Páginas de vendas, scripts de vídeo e até descrições de produtos ― todos precisam ser escritos por alguém e “são um sucesso ou um fracasso” com os resultados que produzem.

O copywriting pode não parecer fundamentalmente diferente de outras formas de escrita, mas, na prática, é uma disciplina própria. Embora exista uma tendência em direção a direitos autorais mais empáticos e de conversação ― afastando-se da “venda pesada”, você ainda precisa de um entendimento sólido dos princípios da persuasão.

Portanto, a menos que você tenha experiência em redação, esteja preparado para investir muito tempo (e possivelmente dinheiro) no aprendizado dos fundamentos, vai precisar desse profissional para atingir seus objetivos de venda. Para facilitar seu entendimento, vou explicar:

O Copywriter é o profissional responsável por criar conteúdo altamente persuasivos. Em outras palavras, ele utilizar o poder de persuasão para fazer com que o leitor faça algo, ou tome uma ação em uma página. Essa ação pode ser comprar um produto, inscrever-se em uma lista de email ou outras coisas. Portanto, o Copywriter escreve cartas de vendas para empresas, afiliados, empreendimentos digitais etc.

Crie um blog de nicho e promova produtos afiliados

Outra forma de ganhar dinheiro com escrita é criando um blog para promover produtos afiliados. Confesso que é o meu preferido. É de onde tiro a maior parte da minha renda também. “Bloggar”, como dizem os blogueiros, abre infinitas possibilidades de renda, mas requer paciência, estudo e muito capricho para trazer resultados animadores. Além disso, é preciso trabalhar muito até que esse blog tenha o mínimo de tráfego necessário para converter acessos em $$$.

O que quero dizer é que quando você começa um blog do zero, pode demorar um pouco até que ele se torne lucrativo. Isso se você fizer as coisas de maneira certa. Contrariando mais uma vez a teoria que ganhar dinheiro na internet é fácil e rápido, digo a você por experiência própria que não. Mas digo também por experiência que os resultados compensam.

Para quem ama escrever, é realmente animador imaginar ganhar dinheiro fazendo o que ama. Imagina só fazer o que ama e faturar seis dígitos! Isso não é utopia, mas requer um certo empenho e investimento de tempo. Infelizmente, muita gente começa um blog ― seja para ganhar com Adsense, seja para promover produtos afiliados ― e para no meio do caminho. Mal sabem a oportunidade que estão perdendo. Eu mesma já parei vários projetos que poderiam ter dado certo por falta de paciência e, claro, maturidade.

É por isso que estou escrevendo esse texto: para que você acredite que é possível e não pare no meio do caminho porque está demorando. Tenha foco e maturidade para entender que na internet negócios são negócios e não milagres. Às vezes, precisamos dividir o tempo, escrever nas horas mais inusitadas e até mesmo dormir menos para trabalhar no digital. Se você tem convicção, trabalhe direito e confie!

Ganhar dinheiro com blog de nicho

Tudo começa com a escolha de um nicho bom. Mensure escolher um nicho sobre um tema que goste e um que seja popular ― se tiver um público fiel e apaixonado, melhor ainda. Outro ponto importante a se considerar ao entrar nesse negócio é encontrar um nicho com bons produtos para vender.

A promoção de produtos afiliados é uma maneira muito mais inteligente de começar a ganhar dinheiro com um blog do que criar seu próprio produto. Com um produto afiliado, alguém já fez o trabalho duro de validar o mercado, criar o produto e aprimorá-lo com base no feedback do cliente. Você só precisa indicá-lo ao seu público em troca de uma comissão.

Outra pessoa pode lidar com as consultas de pré-venda, pagamentos, reembolsos e suporte ao produto. Muitos produtos afiliados também pagam altas comissões ― 50% ou mais ― porque o custo de produção incremental dos produtos digitais é essencialmente nada. O segredo é encontrar os produtos certos, que são aqueles em que você pode apostar em sua reputação. 

O ideal é que você saiba quais produtos venderá antes mesmo de iniciar o seu blog. Fazendo isso, você estará aumentando um público-alvo que corresponde perfeitamente à sua oferta. Obviamente, você ainda precisa fazer tudo o que faz um blog ser bem-sucedido, que é:

  • publicar ótimos conteúdos;
  • criar uma lista de e-mail;
  • alcançar influenciadores etc.

Mas, além de tudo isso, escrever continua sendo uma grande parte da equação, ou seja, criar o conteúdo que leva as pessoas ao seu site. É por essa razão que essa é uma das opções de ganhar dinheiro com escrita.

Quando você está no ritmo, pode pensar em adicionar seus próprios produtos à estratpegia, usando suas habilidades de escrita e conhecimento de tópicos para fornecer um resultado específico pelo qual os leitores estão dispostos a pagar. Mas quando você está iniciando um blog, promover produtos afiliados é a maneira mais realista e menos arriscada de ganhar a vida escrevendo.

Conclusão

Bom, essas são as dicas que eu apresento a você que quer ganhar dinheiro com escrita em tempo parcial ou integral. Fica a mensagem que, seja qual for o método escolhido, trabalhe, estude e persista. Ganhar dinheiro na internet ainda é possível. Na verdade, não foi tão real e lucrativo.

Se você gostou do texto, vote nas estrelas e continue navegando pelo nosso blog. Tenho certeza que você vai gostar também deste artigo: “Como ganhar dinheiro com o Programa de Associados da Amazon“.

0Shares